Setor Público

Setor Público busca servir e estar próximo da sociedade com transparência de suas ações. Necessita adotar melhorias em gestão, uso de novas tecnologias, ferramentas e indicadores de resultados, convergindo para uma evolução nos processos e sistemas beneficiando diretamente a população.

A IVIA tem contribuido ativamente, oferecendo soluções modernas que permitem o Setor Público garantir a excelência de seus serviços prestados e a atingir suas metas e objetivos de forma rápida e eficaz.

 

Soluções

  • Fábrica de Software
  • Serviços Profissionais
  • Inovação
  • Educação

Casos de sucesso

Consulta Móveis

Vertical de Indústria: Administração Pública
Área de Negócio: Fábrica de Software
Cenário

Uma das mais antigas instituições públicas da administração estadual, com 170 anos de história institucional tendo vários serviços em defesa dos reais interesses do estado do Ceará. Com a missão de captar recursos financeiros para atender às demandas da sociedade, prossegue célere na construção do futuro, no cotidiano de suas ações, comprometendo-se com o Estado.

O Desafio

Os sistemas de informações desta instituição possuem uma quantidade considerável de dados que são necessários nas atividades operacionais dos usuários, principalmente nas questões de fiscalização. São diversos sistemas que geram informações constantemente e estas devem estar disponíveis para consultas, seja no campo operacional, seja no campo de gestão público.

Com a utilização da internet e intranet, era possível acessar os sistemas e seus respectivos dados a qualquer momento a partir de computadores ou dispositivos conectados às respectivas redes computacionais. Este acesso ainda possuia uma limitação, referente a conexão juntamente com a mobilidade.

O trabalho de fiscalização, principalmente em determinadas áreas, é exercido em vias públicas, auto-estradas, em locais sem a infra-estrutura de rede para uma conexão à internet ou intranet. Muitas vezes este trabalho é efetuado dentro de veículos em movimento. Este tipo de trabalho necessita de acesso aos dados dos sistemas, carecendo de informações para atuar com eficácia e eficiência. Além da Administração Pública, os próprios contribuintes (administrados) têm carências em relação às suas informações perante o fisco. Muitos destes, dentro da população, não possuem computador ou acesso à internet.

Como Ajudamos?

Foi sugerido a utilização de dispositivos móveis conectados à rede privada ou pública de comunicação de dados com abrangência geográfica distribuída em todo o Estado do Ceará. Logo se permitia uma maior mobilidade para atender à demanda dos serviços de fiscalização, disponibilizando para os administradores as suas informações ao orgão público.

A partir de uma análise das necessidades de informações mais evidentes – tanto para os funcionários, quanto para os administradores – foram eleitas 8 (oito) consultas aos sistemas do orgão, sendo disponibilizadas em dispositivos celulares. Para tanto, as consultas foram desenvolvidas conforme descrição no Termo de Referência do Edital da Licitação que originou o contrato deste projeto.

Resultados

A aplicação foi finalizada e implantada na sede do orgão público. Esta solução passou a possibilitar consultas através de dispositivos móveis do cadastro de contribuintes: notas fiscais cadastradas, consultas por placa de caminhão ou carreta, de IPVA, de DAE e cadastro de ECF. A utilização de aparelhos celulares e outros dispositivos similares que utilizavam a comunicação de dados dos celulares, tornou-se necessárias para contemplar a demanda por acesso às informações dos respectivos sistemas. Esta mobilidade facilitou bastante os serviços de fiscalização, e de adiminitração.

O Desenvilvonento da aplicação seguiu o padrão de codificação estabelecido pela instituição e o controle de segurança do software foi integrado e adaptado ao framework de segurança da mesma.

Painel de Informações para Governabilidade Municipal

Vertical de Indústria: Administração Pública
Área de Negócio: Inovação (Pesquisa & Desenvolvimento); Fábrica de Software

Cenário

As cidades e estados do Brasil têm o poder executivo baseados no modelo aonde um gestor, o prefeito ou governador, é responsável pelas diretrizes estratégicas a serem implantadas no “Plano Plurianual” (plano que estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo Governo Federal ao longo de um período de quatro anos). Alguns governos municipais possuem uma certa dificuldade na tomada de decisões.

Especificamente, seus secretários que são responsáveis por suas áreas de trabalho, tais como: educação, segurança, saúde, finanças, emprego, dentre outras.

O Desafio

Informações de gestão da prefeitura não estavam centralizada em uma base de dados e não existia uma ferramenta de visualização destas informações. O propósito deste projeto foi desenvolver uma ferramenta de Business Intelligence (BI), com código livre, aberta e especializada. Sendo, então, genérica o suficiente para atender a necessidade de diversos municípios e personalizado para não inviabilizar finaceiramente.

Os produtos finais esperados são:

  • Extrator de dados de qualquer plataforma
  • Interface visual por quadrante de interesse do gestor público
  • Módulo de exportação XML para dados de interesse Federal e Estadual.

 

Como Ajudamos?

Em um projeto em parceria com a FINEP (Pesquisa & Desenvolvimento), criamos uma solução para e-Government que contabiliza e divulga dados relativos aos mais diversos órgãos do governo. Foi feito um portal de informações gerenciais criado na plataforma JAVA e utilizando ferramentas de ETL (Extração, Transformação e Carga/Load), de forma a facilitar ao máximo a centralização de informações para geração de gráficos e dados contabilizados.

As necessidades de melhorias, quanto à: integração de sistemas, interface final do usuário, qualidade de comunicação e armazenamento de dados, foram as peças chaves desse projeto.

1.1 Estrutura Organizacional

O projeto foi coordenado por uma equipe de desenvolvimento da IVIA. O coordenador da equipe foi o responsável pelo acompanhamento direto do projeto e teve, dentre outras, análise, acompanhamento do desenvolvimento e criação dos documentos técnicos do projeto.

1.2 Interfaces Externas

  • Célula de Negócios – Responsável pelo relacionamento entre o CLIENTE e a IVIA.
  • Célula de Desenvolvimento – Responsável pela coordenação, análise, desenvolvimento do sistema e criação da documentação técnica.
  • Célula de Design – Responsável pela criação do padrão visual e estudo da usabilidade da aplicação.
  • Célula de QoS – Responsável pela qualidade dos softwares.
  • Cliente – Responsável por aprovações, sign-offs, delegação de tarefas externas e nomeação do facilitador.

 

Resultados

A ferramenta de apoio gerencial para estados e municípios foi desenvolvida com sucesso, possibilitando a oferta do sistema para outros vários órgãos interessados. O município passou a ter acesso a informações estratégicas mais rápidas e precisas.

Sistema Integrado de Informações Policiais

Vertical de Indústria: Administração Pública
Área de Negócio: Inovação (Pesquisa & Desenvolvimento)

Cenário

As informações do banco de dados da Secretaria de Segurança Pública estão em processo de adequação tecnológica. O sistema anterior foi desenvolvido em plataforma cliente-servidor, de difícil manutenção e atualização, sem uma documentação adequada para a evolução do mesmo. Assim as informações não podiam ser acessadas em tempo real, em algumas delegacias, pois o banco de dados não era atualizado de forma online.

Existia uma grande dificuldade de acesso ao sistema em várias delegacias, principalmente as localizadas no interior do Estado. Devido à crescente demanda na solicitação de instalação do sistema anterior em novas delegacias e uma grande quantidade da necessidade de ajustes, além de novas implementações e da atualização tecnológica, fez-se necessário o desenvolvimento de um novo sistema.

O Desafio

Zelar pela ordem pública, pela incolumidade das pessoas e do patrimônio é o nosso compromisso. Tivemos de coordenar, controlar e integrar as ações da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Institutos de Polícia Científica (Médico Legal, Criminalística e Identificação), Corregedoria Geral dos Órgãos de Segurança Pública e Defesa Social, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Esses necessitavam registrar seus dados em um Sistema de Informações Policiais onde as informações pudessem ser unificadas, consultadas e atualizadas por todas as Delegacias e, ainda, pela Equipe de Inteligência do Governo Estadual, em tempo real.

Como Ajudamos?

A Secretaria necessitava de uma solução capaz de atender a um grande número de usuários, permitindo disponibilizar um maior número de informações e aumentando o alcance através da utilização da Internet, Intranet ou Extranet (podendo ser para uso interno ou externo).

O objetivo do projeto era automatizar as atividades operacionais e gerenciais da Polícia Civil, propiciando a integração com os outros órgãos de segurança através da disponibilidade regular e imediata de informações.

Uma equipe de profissionais multidiciplinar da IVIA foi responsável por toda a parte de gerência: levantamento de requisitos, especificação de casos de uso, prototipação, codificação, testes, migração da base de dados e implantação do Sistema de Informações Policiais, desenvolvido em uma plataforma de fácil manutenção, atualização e acessibilidade, a plataforma web – foram umas das ações feitas pela equipe IVIA.

Dentro desse projeto, a equipe de consultores da IVIA desenvolveu todo um trabalho de levantamento “in loco” nas delegacias especializadas para identificar suas principais necessidades e propor melhorias no processo de trabalho das mesmas.

Resultados

O sistema, atualmente, é acessível de qualquer lugar através da internet, de forma rápida e segura (e com acesso restrito). As informações geradas pelo sistema servirão de apoio a tomada de decisões por toda a equipe do Governo e de Inteligência Governamental.

A Secretaria de Segurança Pública do Ceará obteve um sistema desenvolvido dentro das melhores tecnologias de mercado, com toda a documentação do projeto. Com a metodologia e qualidade certificada pela norma ISO 9001:2000, aderente ao modelo de qualidade MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), baseada no RUP (Rational Unified Process) e PMBOK (Project Management Body of Knowledge), sendo todo implementado de acordo com as necessidades dos usuários.

Painel de Informações para Governabilidade Estadual

Vertical de Indústria: Administração Pública
Área de Negócio: Inovação (Pesquisa & Desenvolvimento); Fábrica de Software

Cenário

As cidades e estados do Brasil têm o poder executivo baseados no modelo aonde um gestor, o prefeito ou governador, é responsável pelas diretrizes estratégicas a serem implantadas no “Plano Plurianual” (plano que estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pelo Governo Federal ao longo de um período de quatro anos). Especificamente, seus secretários são responsáveis por suas áreas de trabalho, tais como: educação, segurança, saúde, finanças, emprego, dentre outras.

O Desafio

A governabilidade é pouco digital para esses gestores de topo: prefeitos, governadores e respectivos secretários.

Apenas alguns governos mantêm o sistema de gestão e, ainda assim, bem concentrado nos governos das grandes capitais. A maioria, principalmente os municípios de médio e pequeno porte, não registra informações e nem há um controle de informática. Para os demais, que têm sistemas e aplicativos (software), usam apenas no nível de operação ou, no máximo, no nível tático. As ações do alto gestor raramente podem ser comprovadas – se eficaz ou eficiente – por conta do desatrelamento da ação estratégica com a repercussão nos números do governo.

Como Ajudamos?

Uma equipe de consultores e pesquisadores de BI (Business Inteligence) da IVIA identificou o significado das relações entre informações de sistemas das secretarias, baseando-se no princípio de uniformizar e dar consistência ao dado. Assim, as entradas de dados da SALA DE SITUAÇÃO seriam as mesmas que os operadores utilizavam.

Entretanto, análises diárias ou informação em abundância seriam poluentes nos quadrantes que se mostra para o alto Gestor. A própria interface gráfica resume todo o trabalho, de modo que fique dinâmico e preciso todos os dados.

A equipe definiu gráficos e sinais coloridos que atentam para a visão macro da pilotagem do governo. Não há uso de teclados, apenas indicadores que fazem a imersão, em profundidade, no quadrante que o Gestor quer ter.

A ferramenta extratora de dados foi especialmente projetada para se adequar as mais diversas formas de armazenamento que os sistemas internos possuem. A extração é configurada de acordo com a periodicidade de atualização do dado.

Resultados

No Governo do Estado do Ceará, implantamos a SALA DE SITUAÇÃO. A importância da solução foi tamanha que, no gabinete do Governador e dos principais secretários, instalaram-se algumas TV’s, em tempo real, mostrando a situação do governo. O objetivo de mostrar “o que acontece no governo” – como as perspectivas financeiras, sociedade, Ações de Governo e o Perfil Político – deu aos gestores a oportunidade de alinhar decisão, ação e resultados.

Para a melhoria da Governabilidade Municipal elaboramos, junto a FINEP, o “Fundo de Apoio a Pesquisas do Brasil”. Esse projeto de pesquisa em software livre é aderente ao perfil daqueles municípios que ultrapassaram a fronteira da informatização. O prefeito e secretários obtiveram tempo disponível para as necessidades importantes do seu governo. Facilidade de obtenção de recursos federais, por conta da exatidão de informações a enviar, e, por fim, retorno político nos encontros com lideranças locais.