Mídia

No setor de Mídia, para ser o melhor tem que estar atualizado. Sendo assim, os grandes meios de comunicação estão alinhados com as novas tendências tecnológicas facilitando o trabalho e atendendo melhor o seu público. Para esse setor focado nas novas tendências, a IVIA trabalha com desenvolvimento de novos métodos para dinamizar e fazer com que as empresas do setor acompanhem todas as mudanças.

 

Soluções

  • Fábrica de Software
  • Serviços Profissionais
  • Inovação
  • Educação

Casos de sucesso

Conteúdo e Mensagens via SMS ativo

Vertical de Indústria: Empresa Jornalística
Área de Negócio: Fábrica de Software

Cenário

Empresa de jornalismo, com mais de 80 anos no mercado, reconhecida por suas matérias, linha editorial independente e seus vários prêmios jornalísticos. O grupo constitui em: jornal, três rádios, um canal de TV , site , uma fundação e um instituto.

O Desafio

O grupo jornalístico decidiu expandir as fronteiras de acesso a seus conteúdos e aumentar a interatividade e participação efetiva dos leitores. A solução para este desafio foi usar o celular como ponte entre o leitor e o conteúdo do jornal. A idéia central era colocar no jornal impresso, na chamada de TV ou do rádio pequenas chaves de acesso a um conteúdo maior. Por meio de um código que seria acessado via celular, o leitor poderia participar de enquetes, comentar matérias, acessar conteúdos complementares ao publicado no papel, como fotos e vídeos.

Como Ajudamos?

Construir um sistema web para o gerenciamento de informações complementares, envio de conteúdo para celular (através de SMS e MMS) e e-mail, controle de usuários cadastrados (números de celulares e e-mails) e geração de código de identificação para o conteúdo. O sistema deveria contemplar:

  • Interface web para cadastramento de conteúdo e definição de grupos de usuários e usuários com acesso a este módulo
  • Gerenciamento de códigos para solicitação de conteúdo (designados “smartcodes” ou “sintaxes”), que deverão identificar um conteúdo específico dentro do sistema
  • Interação com gateway de comunicação, com celulares (broker) já contratados pelo grupo, possibilitando recebimento de SMS de clientes para cadastramento de formas de comunicação (número de celular e e-mail), além de solicitação e envio de conteúdo através de SMS, MMS (imagem, vídeo, anexos), WAP e e-mail.

 

Resultados

O projeto foi implantado com sucesso, superando as expectativas da equipe do grupo jornalístico. A interface dinâmica facilitou o rápido aprendizado da equipe de alimentação, e, em pouco tempo, o jornal inaugurou o novo serviço. O primeiro serviço a ser utilizado foram as enquetes no jornal impresso, colocadas em 4 cadernos distintos do periódico. As enquetes instigam os leitores responder, via celular, a questionamentos referentes aos principais temas da atualidade. O sistema funcionou perfeitamente em sua estréia e os leitores puderem interagir com o jornal impresso de forma efetiva.

Depois do “lançamento piloto”, vieram os outros produtos: alertas de noticias, sorteios de premiações e enquetes na TV. Existem dezenas de idéias a serem utilizadas pelo Grupo, com base na plataforma criada, e que ainda serão lançadas.

Com o lançamento desta nova plataforma de acesso aos seus conteúdos, o Grupo inaugurou uma nova maneira de fazer jornalismo: interagindo com seus leitores e distribuindo conteúdo. Assim criando uma nova fonte de faturamento para o jornal, tendo em vista que parte das receitas geradas pelo SMS são repassadas a empresa em um sistema de partilha de receitas com as operadoras de telefonia móvel.