Mídia

No setor de Mídia, para ser o melhor tem de se estar atualizado. Sendo assim, os grandes meios de comunicação estão alinhados com as novas tendências tecnológicas facilitando o trabalho e atendendo melhor o seu público.

Nossa vertical de Mídia já transformou as operações de algumas das principais organizações mundiais de Internet, publicação, transmissão, entretenimento, esporte, publicidade, educação e informação. Nossas ofertas abrangentes, vez após vez, entregaram soluções simplificadas e escalonáveis para NextGen Digital User Experience, otimização de custos e inovação do modelo de negócios.

Conheça nosso portfólio de serviços para o setor da Midia.

Casos de sucesso

Conteúdo e Mensagens via SMS ativo

Vertical de Indústria: Empresa Jornalística
Área de Negócio: Fábrica de Software

Cenário

Empresa de jornalismo, com mais de 80 anos no mercado, reconhecida por suas matérias, linha editorial independente e seus vários prêmios jornalísticos. O grupo constitui em: jornal, três rádios, um canal de TV , site , uma fundação e um instituto.

O Desafio

O grupo jornalístico decidiu expandir as fronteiras de acesso a seus conteúdos e aumentar a interatividade e participação efetiva dos leitores. A solução para este desafio foi usar o celular como ponte entre o leitor e o conteúdo do jornal. A idéia central era colocar no jornal impresso, na chamada de TV ou do rádio pequenas chaves de acesso a um conteúdo maior. Por meio de um código que seria acessado via celular, o leitor poderia participar de enquetes, comentar matérias, acessar conteúdos complementares ao publicado no papel, como fotos e vídeos.

Como Ajudamos?

Construir um sistema web para o gerenciamento de informações complementares, envio de conteúdo para celular (através de SMS e MMS) e e-mail, controle de usuários cadastrados (números de celulares e e-mails) e geração de código de identificação para o conteúdo. O sistema deveria contemplar:

Interface web para cadastramento de conteúdo e definição de grupos de usuários e usuários com acesso a este módulo
Gerenciamento de códigos para solicitação de conteúdo (designados “smartcodes” ou “sintaxes”), que deverão identificar um conteúdo específico dentro do sistema
Interação com gateway de comunicação, com celulares (broker) já contratados pelo grupo, possibilitando recebimento de SMS de clientes para cadastramento de formas de comunicação (número de celular e e-mail), além de solicitação e envio de conteúdo através de SMS, MMS (imagem, vídeo, anexos), WAP e e-mail.

 

Resultados

O projeto foi implantado com sucesso, superando as expectativas da equipe do grupo jornalístico. A interface dinâmica facilitou o rápido aprendizado da equipe de alimentação, e, em pouco tempo, o jornal inaugurou o novo serviço. O primeiro serviço a ser utilizado foram as enquetes no jornal impresso, colocadas em 4 cadernos distintos do periódico. As enquetes instigam os leitores responder, via celular, a questionamentos referentes aos principais temas da atualidade. O sistema funcionou perfeitamente em sua estréia e os leitores puderem interagir com o jornal impresso de forma efetiva.

Depois do “lançamento piloto”, vieram os outros produtos: alertas de noticias, sorteios de premiações e enquetes na TV. Existem dezenas de idéias a serem utilizadas pelo Grupo, com base na plataforma criada, e que ainda serão lançadas.

Com o lançamento desta nova plataforma de acesso aos seus conteúdos, o Grupo inaugurou uma nova maneira de fazer jornalismo: interagindo com seus leitores e distribuindo conteúdo. Assim criando uma nova fonte de faturamento para o jornal, tendo em vista que parte das receitas geradas pelo SMS são repassadas a empresa em um sistema de partilha de receitas com as operadoras de telefonia móvel.